AROUCA: DICAS PARA UM DIA INESQUECÍVEL NOS PASSADIÇOS DO PAIVA
- Inês Matias
- 24 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Prepara uma mochila, junta um grupo de amigos e parte à descoberta das maravilhas do vale do rio Paiva. Outrora este foi um lugar de aventura e descoberta apenas para os mais corajosos que desafiavam as correntes do rio em barcos ou kayaks. Agora o vale é acessível a todos, mais ou menos corajosos.
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva e têm uma extensão de 8 km que proporcionam uma visita inesquecível, rodeada pelas dádivas da natureza. O percurso liga a praia fluvial do Areinho à de Espiunca, encontrando-se no meio das duas a praia fluvial do Vau.

O percurso pode ser feitos no sentido Espiunca-Areinho ou Areinho-Espiunca, no entanto nós optámos por fazer o percurso de ida e volta Espiunca - Areinho - Espiunca. A duração média para cada percurso é de 2h30, no entanto demorámos um pouco mais já que fizemos várias paragens ao longo do caminho para apreciar as maravilhas da natureza.

Existe um conjunto de dicas e precauções que se deve ter em consideração aquando da visita aos Passadiços do Paiva:
1. O percurso mais recomendado é o Areinho - Espiunca que apesar de iniciar com uma subida bastante dura, se efetua maioritariamente no sentido descendente.
2. O trajeto é agradável e tem muitas sombras onde se pode fazer um pic-nic. Se fizer apenas um percurso o ideal é que faça uma paragem perto da praia fluvial do Vau.

3. Se pretender efetuar só um dos percursos pode optar por ir com amigos e deixar um carro em Espiunca e outro no Areinho para que no final se possam deslocar comodamente. Outra alternativa é fazê-lo de táxi, já que estes efetuam os percursos por cerca de 10 a 15€.
4. Leve água fresca.
5. Leve calçado confortável.
6. Leve uma boa máquina fotográfica.
7. Coloque protetor solar ao longo do dia para evitar possíveis queimaduras solares.
8. Caso se sinta desconfortável ou indisposto, ao longo do percurso existem telefones SOS para usar em caso de emergência.

9. Deixe o seu carro seguro em Areinho ou em Espiunca num dos parques de estacionamento. Em Espiunca há um café bem perto do parque assim como instalações sanitárias.

Decidimos duplicar o desafio e fizemos o percurso de ida e volta, por isso decidimos fazer um pic-nic na praia fluvial do Areinho, a meio da "nossa" rota.
É uma aventura que vale realmente a pena. Não deixes de visitar os Passadiços do Paiva, especialmente nestes meses quentes tão convidativos!
Outras captações fotográficas:
Comments