top of page
Buscar

RIO MAIOR: AS ÚNICAS SALINAS DE INTERIOR DE PORTUGAL

  • Foto do escritor: Inês Matias
    Inês Matias
  • 26 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

No sopé da Serra dos Candeeiros, rodeadas de vegetação e terras de cultivo podemos encontrar uma maravilha da natureza: as salinas de Rio Maior, que já contam com oito séculos de história.


Nas únicas salinas de interior de Portugal a água salgada provém de uma profunda mina de sal-gema, por onde passa água doce e os lençóis freáticos, fazendo nascer água salgada que vem à superfície da terra em zonas calcárias.

A água do poço é distribuída por oito tanques, onde se dá uma primeira evaporação; depois de concentrada volta à pia que se encontra junto do poço e é distribuída pelos talhos através de sete regueiras.

A evaporação nos talhos demora de três a seis dias, variando consoante as condições climatéricas: quanto mais calor estiver mais rápido decorrerá a evaporação. Posteriormente o sal é raspado com pás e vai para a eira para secar durante 60 horas. Depois disso é transportado em carros de mão para a Cooperativa ou armazéns dos salineiros particulares.

Dependendo da indústria a que se destina o sal, pode ou não ser moído. É importante referir que esta susbtância cristalina não detém tratamentos químicos e deve-se apenas à ação do sol, do vento e do trabalho do salineiro.

Este sal biológico é exportado em grandes quantidades para a Alemanha devido à sua elevada qualidade, ausência de aditivos e produtos químicos. Para além da aplicação culinária, este sal pode também ser usado para fins terapêuticos, principalmente quando combinado com óleos essenciais ou mel.



A aldeia onde se situam as salinas é pequena, porém encantadora: as ruas possuem bonitas casas de madeira (material que evita a corrosão do sal) que são antigos armazéns de sal. A maioria foi transformada em casas de comércio uma vez que o sal é agora guardado na cooperativa.






Duração ideal da visita: 2 horas

Época ideal para visitar: Apesar de as salinas serem visitáveis todo o ano, quem quiser aproveitar a época de pleno funcionamento deve escolher as épocas mais secas - de maio a outubro.

Dica e curiosidade: Nas casinhas de produtos regionais encontram-se recordações muito acessíveis (como sacos de sal bem atrativos por cerca de 1,50€), porém deve-se ter atenção ao utilizá-lo para fins culinários já que a água que se extrai destas salinas é sete vezes mais salgada do que a água do mar. Assim, deve-se usar em menor quantidade do que o habitual.


As salinas de Rio Maior são realmente encantadoras. Não deixem de visitar!


 
 
 

Comments


bottom of page