LOUSÃ: 5 ALDEIAS APAIXONANTES
- Inês Matias
- 25 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Quantas vezes preferimos descobrir um Mundo além fronteiras ao invés daquele que está mesmo próximo do nosso local de conforto? É verdade, isso também acontece comigo. As nuvens cinzentas e a chegada do alto inverno, despertaram em nós um espírito aventureiro e fomos até à Serra da Lousã, conhecer as suas 5 aldeias do xisto: Casal Novo, Chiqueiro, Talasnal, Cerdeira e Candal.

1. Casal Novo
A nossa visita começou por esta aldeia pouco movimentada, que é um espaço de grande harmonia visual. A povoação estende-se ao longo de uma escadaria íngreme que nos conduziu a um importante espaço: as eiras - outrora locais de trabalho agrícola e que hoje são espaços de lazer, convívio e dotados de uma vista panorâmica incrível sobre a Vila da Lousã. Apesar de a maioria das casas estarem desabitadas, é notório que quem ali habita sente um orgulho enorme pelas suas origens. Basta reparar em pormenores como as ardósias que seguram os seus telhados, a lenha cuidadosamente arrumada, os potes de ferro que servem de vasos e as madeiras das suas casas delicada e carinhosamente cuidadas.

2. Chiqueiro
Do Casal Novo até à aldeia de Chiqueiro percorremos pouco mais de um 1km de carro. Este percurso é bastante agradável e, a meio do caminho descobrimos umas letras enormes em madeira, com uma vista magnífica para a vila, onde se lê a palavra "Lousã". À semelhança da aldeia anterior, também esta é muito calma. A sua essência passa exatamente pela serenidade. É preciso parar, ouvir, sentir, relaxar e viver. É preciso ouvir os pássaros a chilrear e a água das ribeiras a fluir. É preciso sentir o cheiro da natureza. É preciso apreciar. É preciso namorar e pensar no que se está a viver, ao invés de passar pela vida a correr.

3. Talasnal
Esta aldeia é uma das mais bem conservadas e a mais movimentada, quer por visitantes quer por moradores. O Talasnal conjuga a sabedoria, a rusticidade, a gastronomia e preserva as origens com um toque moderno. Há pormenores encantadores espalhados por toda a aldeia, que nos transmitem harmonia e hospitalidade. Dá mesmo vontade de ficar ali por uns dias. Vale muito a pena visitar os negócios locais desta pequena aldeia, quer para degustar gastronomia local na Taberna ou mesmo para levar uma lembrança da Casa da Eira, que também funciona como posto de informação.

4. Candal
A única Aldeia do Xisto da Serra da Lousã acessível pela estrada nacional (N236), possui uma configuração diferente das outras (que não possuíra há 100 anos). À distância parece menos interessante, já que os edifícios à beira da estrada são de cimento e alguns já estão em estado de degradação, porém revela-se surpreendente. Esta aldeia estende-se pela encosta, que precisamos de subir para descobrir as maravilhas que Candal nos oferece e para usufruir de uma vista panorâmica incrível, ao som de um ribeiro que corre por entre casas cheia de história. Nesta aldeia vivem ainda pessoas idosas que cuidam carinhosamente dos seus terrenos e vivem da sua horta. Não há melhor placidez que essa ...

5. Cerdeira
Em Cerdeira avistámos recantos pitorescos, criados pela forte inclinação do terreno. O desenvolvimento da aldeia, revela um grande aproveitamento dos recursos naturais e deixados pelo homem. Quase todas as habitações foram restauradas e algumas aproveitadas para a prática de turismo rural, pelo projeto "Cerdeira Village", que promove o alojamento de qualidade e os retiros criativos, corporativos e de bem-estar. Por entre a melodia de um recato e o chilrear dos passarinhos, podemos ler um bom livro, visitar a galeria, a biblioteca ou até degustar um chá quentinho, que nesta altura do ano sabe tão bem!

Alto do Trevim
Para além das aldeias, também visitámos o ponto mais alto da Serra da Lousã - o Alto do Trevim - a 1200 m de altitude. Neste local, nos dias de boa visibilidade é possível avistar locais distantes, como a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha e do Marvão e até o Oceano Atlântico. Foi também neste local encantador que descobrimos um baloiço gigante em madeira, construído pelo projeto "Isto é Lousã", que é o local ideal para tirar uma boa foto.

Para além da arquitetura magnífica das aldeias, a Lousã possui uma grande variedade de produtos regionais que podemos provar ou levar para casa: a chanfana, a tigelada lousanense, o mel DOP Serra da Lousã, o vinho de Foz de Arouce, as ervas aromáticas e o Licor Beirão.
Não deixem de visitar. A Lousã é mesmo incrível!
Nota: roteiro realizado no dia 7 de janeiro de 2018.
Comentarios